News

Notícia Publicada por:  Qualidade Brasil

Os indicadores de Gestão conforme já relacionei em outros artigos, é uma das ferramentas mais prática e eficiente para o controle de dados relacionados á informações diversas, e tendo esta ferramentas em mãos, você pode auxiliar de forma mais objetiva a melhorar o desempenho de sua empresa, porém atente-se a diversas dicas ao qual estarei comentando.

1-      Indicador fantasma

Não adianta inserir dados inexistentes em seus indicadores, principalmente em épocas de auditoria, pois este indicador estará camuflando problemas e ao mesmo tempo, você pode ser pego, pois normalmente os indicadores devem estar relacionado em alguma base de dados e ou até mesmo por consequência, você acabará entregando de bandeja uma falta de sincronismo no comportamento deste indicador.

2-      Indicador sem meta

Não adianta você controlar um indicador apenas por sua base de dados lançados, ou seja, seus indicadores devem ter definições, e estas devem ser tratadas com o intuito de buscar uma melhoria em seu desempenho, penso que o indicador sem meta possa ser utilizado para comparativo de meses ou critérios, mas como indicador de rastreabilidade e desempenho já não terá o mesmo resultado.

3-      Indicador desatualizado

O indicador sem atualização é a mesma coisa de um vara de pescar sem anzol, e neste ponto devemos ser organizados na coleta de dados e na inserção destas informações, por isso, planejar seus indicadores com procedimento de coleta é o melhor.

4-      Indicador serrote

O indicador serrote ao meu ver é o pior, pois este indicador não apresenta estabilidade no seus resultados, o mesmo apresenta um sobe e desce a cada período, e um dos motivos é a falta de envolvimento em ações corretivas que de fato sejam eficazes.

5-      Indicador Al Capone

Este indicador além de ser uma ferramenta sem grandes resultados, acaba desmotivando os envolvidos na busca por melhorias dos resultados, nele acabam inserindo informações tais como "É OBRIGADO ATINGIR ESTA META A QUALQUER CUSTO" ou até mesmo "NÃO ADIANTA OLHAR, TEM QUE ALCANÇAR" e por incrível que apareça este indicador existe.

6-      Indicador Publicitário

O indicador publicitário é um dos mais famosos, nele a pessoa que desenvolveu acabam colocando seu nome em destaque, até ai tudo bem, mas em alguns casos, o nome fica em Arial e no tamanho de fonte 36, não faça uso desta ferramenta como publicidade pessoal pois a mesma é o resultado de um trabalho em grupo.

7-      Indicador chorão

O indicador chorão vem sempre acompanhado de uma mensagem "POR FAVOR CAROS COLEGAS, AJUDE-NOS A ALCANÇAR ESTA META", lembre-se que o trabalho em grupo deve ser por igual definido, então envolva ao invés de implorar.

8-      Indicador Fashion

Não exagere nas demarcações e ou até mesmo nas cores de seus indicadores, tome cuidado, pois a acuidade visual deve ser considerada, utilize cores padrões e apresente apenas os objetivos desta ferramenta, não faça de um indicador um modelo de roupa fashion.

9-      Indicador Ausente

O indicador ausente é aquele onde você não consegue encontrar a informação, ou até mesmo traduzir suas informações, atente-se que o indicador deve ser da fácil entendimento para todos, pois melhor que um indicador confuso é um inexistente.

10-   Indicador Pimenta malagueta

O indicador malagueta é aquele que quando colocado no mural, o pessoal visualizam de longe, pois suas cores vermelhas acabam ardendo aos olhos de que avalia, e esta cor vermelha normalmente é problema, portanto tomar ações eficazes eliminam este problema.

Por fim, é isso, os indicador como ferramentas gráficas, não são apenas utilizados pela Qualidade e sim, por todos os setores e profissionais da empresa, pense que cada indicador tem sua função, e cada função deve ser explicada de forma a que todos possam interpretar suas metas e saber avaliar seus resultados.

Abraços e muito suce$ .

Zafenate Desidério

Autor: Zafenate P. Desidério ( Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade

Este informe é uma reprodução idêntica ao original, sendo nosso enfoque a disseminação do conhecimento.